Assessoria Jurídica Empresarial (advogado empresarial) tem uma grande importância nas relações empresariais, independente da atividade econômica exercida pela empresa. Pelo meio da assessoria jurídica é possível obter orientações legais de como proceder em diversos assuntos que fazem parte do dia a dia dos sócios, diretores e/ou administradores.
Podendo ser essa assessoria nas seguintes áreas: Relações Societárias, Cobrança e Recuperação de Ativos, Leis e Obrigações Tributárias, Relações Trabalhistas, Direito do Consumidor, Análise de Contratos, entre outros.
O Justi Advogados possui uma vasta experiência no assessoramento de empresas de pequeno e médio porte. Sendo que nosso cliente terá um Departamento Jurídico Terceirizado, onde será prestado um serviço jurídico de alta performance.
O gestor da empresa poderá contar com os profissionais do Justi Advogados para a mais variadas áreas empresariais, assim, tendo um apoio no processo de tomada de decisões, gerando segurança e prevenção de futuros litígios.
Com análise das atividades da empresa poderá com assessoria jurídica ter um posicionamento adequado com as leis e regulamentações. Por consequência ter uma melhor eficiência tributária, trabalhista, redução de custos em contratos e riscos, rentabilidade com cobrança de passivos, refletindo diretamente no aumento do resultado financeiro.
No caso da área contenciosa, a qual consiste na atuação nos processos judiciais junto a todos os tribunais federais e estaduais representando os interesses da empresa, através do ajuizamento de ações, defesas e interposição de recursos em todas as instâncias.
Na área de Cobrança de Ativos e Recebíveis (contratos, boletos, duplicatas, cheques, notas promissórias, notas fiscais) negociamos acordos, caso, necessário ajuizamos as devidas ações judiciais.
Os contatos dos nossos clientes aos nossos profissionais poderão serem feitos por e-mails, telefonemas, mensagens ou mesmo de forma presencial, através de reuniões agendadas.
- A cobrança e recuperação de bens e direitos (ativos) se inicia de forma amigável com o devedor, utilizando técnicas de mediação e conciliação, para que seja recuperado o crédito financeiro o mais rápido possível em favor do cliente. Contudo, não sendo possível realizar de forma extrajudicial (amigável) será ajuizada a ação competente buscando bens do devedor, inclusive com bloqueio de contas bancárias, faturamento da empresa, penhora de bens móveis e imóveis.
- Devido ao momento em nosso País, uma parte considerável das empresas têm a recuperação judicial e extrajudicial. Este mecanismo, que substituiu a concordata, proporciona às empresas maior efetividade no pagamento dos seus credores e no restabelecimento de suas atividades.
- De acordo com a atividade empresarial há contratos específicos que fazem parte do dia a dia da empresa, em qual determinadas cláusulas deverão ser elaboradas dentro da legislação vigente, a fim de atingir o objetivo principal do negócio.
- A resolução de conflitos por mediação extrajudicial está relacionada na tentativa de solucionar conflitos, os quais geralmente em tribunais são uma medida complexa, repleta de formalidades e morosidade (lentidão). A mediação por sua vez, pode acontecer em qualquer fase de um relacionamento corporativo. Ela precisa estar prevista em uma cláusula contratual antes de haver qualquer conflito, e também, pode ser optado por ambas as partes posterior ao conflito para solucionar a lide em questão.
- Restruturação societária trabalha analisando o quadro societário do cliente e/ou das empresas do grupo para identificar possíveis alterações na sua estrutura. Em algumas situações, empresas do mesmo grupo podem ser transformadas em uma só para obter vantagens operacionais e tributárias.
- No caso da gestão patrimonial, família e sucessões tem por objetivo evitar conflitos e facilitar a sucessão de uma empresa ou grupo empresarial de forma preventiva. Dessa forma, a gestão patrimonial e sucessória minimiza o risco de dispersão do controle e problemas de gerência na administração da empresa. Sendo que um planejamento sucessório pode envolver uma restruturação societária, criação de conselhos e implementação de práticas de governança corporativa.
- O contencioso societário o Justi Advogados trabalha na defesa dos interesses dos clientes em casos de disputa judicial envolvendo as partes administrativas da empresa, tanto em casos de sucessão e herança como na dissolução de sociedades.